1º Circuito de Bandas Independentes Pássaro Preto

Primeira banda feminina de hardcore de Uberlândia, o Afasia foi criado em 2003, sob a influência de bandas como Dominatrix, Bulimia, L7, Hole, The Distillers, Bikini Kill e entre tantas outras bandas com vocais femininos. O Afasia prega em suas letras o feminismo contra o sexismo, o preconceito e o patriarcado imposto pela sociedade. A idéia de ter sempre garotas em suas formações surgiu com a intenção de fortalecer a cena hardcore/punk entre as mulheres e a formação segue praticamente inalterada desde a fundação. Depois de uma pausa que começou em 2006 e durou até 2010, o Afasia volta a ativa com ainda mais força. Durante a descontraída entrevista concedida pela vocalista Lerida, descobrimos até que os títulos das composições do grupo começam sempre com a palavra que dá início à música.
Atual formação:
Lerida (Lele) no vocal e guitarra
Jordana (Dana) no baixo e back vocals
Rosilene (Rosi) na bateria


AnaGabriiiela - De onde surgiu a idéia de dar o nome de Afasia à banda?
Lerida - O Afasia é definida como um distúrbio na percepção e expressão da linguagem. É uma alteração fundamental da comunicação e da formulação do pensamento. Eu tive a idéia do nome quando o Dead Fish lançou um CD com esse nome. Fiquei curiosa pra saber o que era afasia e daí, quando entendei, pensei que é assim que muitas mulheres se sentem: privadas de se expressar pelo machismo e patriarcado da sociedade. Mas é bom deixar bem claro que não tem nada a ver com a banda Dead Fish.

AG - A formação foi sempre essa?
L - Em 2003, tive a idéia e então surgiu a banda. Chamei mais duas amigas e elas gostaram da idéia, mas com o tempo entraram e saíram integrantes, até que, em 2005, chegamos a uma formação legal: eu, a Rosi, a Jordana e a Thais. Nessa época gravamos uma demo, só com a gravação de um ensaio mesmo. No comecinho de 2007, eu e a Thais nos mudamos pro exterior e a banda fez uma pausa. Voltamos no meio do ano passado, mas a Thais não quis continuar na banda e ficamos só nós três: Lerida, Jordana e Rosi.

AG - Porque a escolha da banda ser si composta por mulheres?

L - Pela idéia principal da banda, que prega em suas letras a luta contra o machismo, o preconceito e também para provar que mulher também faz rock and roll. Lutamos, principalmente, contra submissão feminina, seja no trabalho, em casa... Então achamos que seria legal que a banda tivesse só mulheres, pra chamar atenção e mostrar que mulher é capaz de fazer qualquer coisa, incentivando outras meninas que sonham em ter banda, mas tem medo do preconceito.

AG – Por que os nomes das músicas de vocês sempre começam com a primeira palavra da letra da música?
L – (Risos) Isso acontece porque uma das meninas sempre confundia as músicas e essa foi a solução que encontramos para evitar constrangimentos e erros nos shows. Então ficou assim, YEAH, COME ON, HEY GIRL, SCREAM...

AG – E no Circuito Pássaro Preto? A setlist tem apenas próprias ou vocês vão tocar algum cover?
L – Em alguns shows tocamos quase todas próprias, mas ultimamente estamos fazendo um meio a meio porque estamos em processo de composição, ensaiando músicas novas e então tocamos as próprias mais antigas que gostamos mais e alguns covers.

AG – E qual o cover que o público mais pede?
L –
Covers das bandas Dominatrix, Ramones, L7, Distillers... E “I Will Survive”! Sempre, né? (Risos).

AG – E são esses os que vocês mais gostam de tocar?
Rosi –
Fazemos covers de Hole, Bulimia... Eu prefiro, Dominatrix e em é geral preferência por essa banda. A nossa versão hardcore da música "I Will Survive" também é muito foda!

AG – Como vocês são tratadas por outras bandas por se tratar de uma banda exclusivamente feminina?
L e R -
Passamos por muito preconceito, principalmente, Uberlândia. Nos shows já passaram bandas na frente da nossa e nos deixaram por último, nos deixaram sem tocar, fizeram sacanagem na gravação que fizemos entre outros. Mas isso foi no começo, depois que a banda voltou a aceitação esta bem melhor, as bandas respeitam mais e amadureceram em geral, inclusive a nossa

AG - Já fizeram shows fora? Onde?
L e R-
Já fizemos shows nas cidades aqui perto: Araguari, Capinopolis.Dia 15 de janeiro agora, foi do c%@#*&$ a recepção, galera curtiu muito.E temos outros shows marcados pra tocar em Patos de Minas, Capinopolis. Mas em geral a gente toca mais em Uberlândia mesmo

AG - Quais as expectativas da banda para 2011?
L e R -
Pretendemos fazer mais músicas próprias em português, ensaiar cada vez mais, gravar uma demo melhorzinha, cada vez mais hardcore do c%@#*&$ e fazer mais shows fora, porque percebemos que as pessoas das outras cidades admiram e respeitam muito mais as nossas músicas, a banda em si. E sempre bom divulgar a banda, por isso queremos gravar nossas músicas pra poder participar de festivais. Inclusive estamos querendo participar do festival de bandas femininas que acontece no estado de São Paulo.

AG - Para finalizar a banda deixa um convite, para que todos possam comparecer ao evento Pássaro Preto que acontecerá nos dias 29 e 30
L e R -
Então, queremos que a galera que apóia a cena de bandas independentes vá ao circuito, e conheça as bandas que vão participar, e principalmente as meninas que curtem rock porque a presença delas é fundamental para movimentar o rock sem preconceito, sem restrição, fazer a união.

0 Response to "1º Circuito de Bandas Independentes Pássaro Preto"

Postar um comentário