O Iluminado (1980)


No filme, conhecemos a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), que aceita o trabalho de zelador de um imenso hotel durante a baixa temporada do local de um inverno rigoroso.Durante esse período, ele tenta escrever o seu livro, mas um passado sombrio do hotel começa a aterrorizar a família e afetar diretamente a sanidade mental de Jack. Sua mulher se torna passivo a tudo o que está acontecendo, enquanto seu filho tem poderes paranormais de comunicação com as forças ocultas do lugar.
Um bom aspecto do filme é reforço que o diretor reserva para a solidão do local ,algo necessário, uma vez que a transição do Jack pai exemplar para o psicopata tinha de ser convincente mesmo que essa transição tenha sido apresentada de forma rápida demais .
O Iluminado não é um filme explícito de sustos. É construído para nos deixar mal, com medo de uma pessoa que, teoricamente, nos ama e só quer o nosso bem. Algumas seqüências são fortes como a aparição das gêmeas no corredor, nada além disso. O melhor é que, nada é mastigado demais na história. Sempre há uma brecha para a interpretação, para que cheguemos a uma conclusão por conta própria, sem necessidade de que o filme diga para nós sua intenção.
O Iluminado é uma obra-prima do horror, que não necessita apelar para sustos fáceis ,como a grande maioria dos títulos faz vez disso apresenta um incrivel terror psicológico, uma tensão em torno dos personagens e Fiel ou não ao livro, Kubrick construiu um filme extremamente cativante, que consegue mexer com nossos medos interiores.
Em suma O Iluminado é um grande presente para aqueles que gostam de ser atormentados por uma história verdadeiramente macabra.



Direção:
- Stanley Kubrick
• Elenco Principal:
- Jack Nicholson
- Shelley Duvall
- Danny Lloyd
• Sinopse: Jack Torrence (Jack Nicholson) consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, jack passa a ter um comportamento estranho intrigando assim sua família.




Nota 9 .

1 Response to "O Iluminado (1980)"

  1. Unknown says:
    22 de julho de 2010 às 20:48

    Excelente texto Ana Gabriela. Tive oportunidade de ler o livro e assistir o filme. Ambos muito bom. O filme é fiel ao livro, porém, os focos escolhidos são um pouco diferente, mas nada que prejudique alguma das obras.
    Parabéns pelo texto e pelo blog, fazia tempo que não vinha visitar e vejo que está crescendo como uma profissional.
    Meu orgulho sempre.
    beijo :*

Postar um comentário